Com a chegada do frio, o desejo por um ambiente aconchegante e que transmita calor é importante para dentro de casa. A mescla de materiais pode ser uma solução simples, utilizando peças fundamentais como madeira e pedras, além de detalhes como a própria ferragem dos móveis.

Estar em casa é encontrar-se no seu refúgio, é desfrutar de momentos de qualidade ao lado de quem se ama e descansar após jornadas cansativas de trabalho e, para isso, ter ambientes agradáveis e acolhedores passa a ser essencial. Pensando nesses objetivos, a Häfele separou algumas inspirações para trazer ainda mais conforto para a sua casa, veja a seguir:

IMAGEM R ARCHITECTURE, Austrália.

MADEIRA

Com inspirações em casas de campo, a madeira pode trazer grande conforto quando utilizada em ambientes internos. Móveis com madeira de demolição, painéis em paredes ou até mesmo a utilização do material do chão ao teto pode gerar a sensação de acolhimento tão necessária em tempos de frio.

Além de ser quente ao toque, combinar essas peças com itens de decoração em tons terrosos pode ser a chave para a leveza e conforto.

Para criar ambientes aconchegantes, mas que combinem com o clima do cômodo, analisar a cor das peças de madeira é a chave. Tons escuros tendem a trazer mais sofisticação, enquanto tons mais claros podem gerar um ambiente mais descontraído.

Uma combinação que não sai de moda é unir peças de madeira com itens de couro, além de prático e durável, um ambiente com esses itens é imprescindível para o conforto e estilo. Ademais, usufruir de puxadores e fechaduras estilizados ajuda a completar o pacote do ambiente desejado, buscar as peças adequadas com o estilo do projeto é importante para a harmonia da casa.

IMAGENS © imm cologne / Willisau / Classicon 

ILUMINAÇÃO

A iluminação também faz grande diferença quando o assunto é aconchego. Optar por lâmpadas amarelas em luminárias e arandelas é uma boa escolha para tirar a sensação de frio e de artificialidade do ambiente. Além de ser um estimulante intelectual, as luzes amareladas têm a capacidade de evidenciar mais os itens de decoração.

Uma dica para otimização é utilizar fontes indiretas, assim a luz se dispõe de maneira mais homogênea e cria um ambiente ainda mais agradável.

IMAGEM VIA ARCHTRENDS, Portobello

PEDRAS

Criar ambientes com a sensação de se estar em um castelo medieval também combina com clima de frio. Paredes de pedras e mesas de madeira são combinações perfeitas, além de uma lareira para completar o ambiente.

IMAGEM @spacejoy 

DECORAÇÃO

Para o conforto, pequenos itens fazem grande diferença. Seja na combinação das almofadas ou na presença de quadros pela casa, as peças de decoração são essenciais para gerar o aconchego em climas frios.

Se o ambiente a ser decorado for grande, utilizar tapetes que preencham o chão é ideal para o conforto. Assim, é possível evitar o contato direto com o piso frio e ainda deixa o ambiente mais colorido.

Além disso, não é de hoje que as almofadas são itens essenciais para a decoração. Se há almofadas pela casa, optar pela troca de capas, visando modelos mais quentes, pode ser uma boa ideia. Coloque-as nos ambientes que achar necessário, seja na cama, no sofá, em poltronas ou até mesmo no chão.

Outras ideias para ambientes é utilizar velas, dessa forma pode-se criar um ponto de luz, além de perfumar o ambiente e trazer a sensação de aquecimento.

Deixar a casa aconchegante é uma ótima forma de relaxar mais e poder ter momentos de lazer com a família. Não subestime o poder de uma boa decoração e móveis adequados, afinal, estar em casa é sinônimo de descanso e nada é melhor do que um ambiente confortável e agradável aos olhos e ao tato.

Que tal conferir outras 05 tendências de decoração, clique aqui .