O conceito de ressignificar espaços da casa ganhou uma nova definição durante a pandemia. Com o home office e mais tempo em casa, muitas pessoas se propuseram a trazer um novo olhar para seus lares e, com isso, trazer conforto aos cômodos de casas e apartamentos. Essa tendência foi comprovada até mesmo por um levantamento realizado pela AGP Pesquisas, em que 68% dos entrevistados admitiram que realizaram reformas durante o ano de 2021; aqui, a grande maioria ressaltou o “bem-estar” como motivo principal para as obras domésticas.

Por isso, a Häfele traz quatro dicas para tornar o clima em casa mais aconchegante e relaxante a partir da iluminação dos ambientes, para que você “desligue” do trabalho, mesmo que ele faça parte da rotina da casa. Confira a seguir:

1. Saiba como usar a iluminação: para deixar seu cômodo mais convidativo, sem que as luzes se tornem agressivas, opte por uma iluminação em pontos estratégicos. Por exemplo, na sua sala de estar é preferível colocar lâmpadas e luminárias centralizadas na mesa de centro, em vez de direcioná-las próximas ao sofá. Na sala de jantar, posicione-as com direção à mesa e não viradas para as cadeiras, de forma com que os convidados não sejam “atingidos” por clarões.

2.Tonalidade importa: as “temperaturas” das luzes são divididas em três tons: quente, neutra e fria. E com isso elas possuem lugares apropriados para agir,  as luzes mais neutras e frias são indicadas para áreas de trabalho na casa, como cozinhas ou mesmo ambientes comerciais; locais em que a atenção e o foco são fundamentais. No caso de locais de descanso (quartos, salas de estar e de tv), em que iluminações mais quentes são mais aconselháveis, para relaxamento.

3.Luz e paleta de cores do ambiente, um casamento de sucesso: brinque com as tonalidades da sua luz de acordo com as tinturas e papéis de parede de seu ambiente. Por exemplo, mescle as paredes com tons mais escuros, que tendem a absorver mais a luz, com lâmpadas com mais intensidade. Além disso, a tonalidade da iluminação também pode interferir na cor de seu cômodo. Se a luz for quente (ou amarela, como muitos costumam chamá-la) e seu cômodo for azul, a visão sobre a cor pode ser afetada, deixando a esverdeada e pouco convidativa.

4.Dimmer para controle de luminosidade: o dimmer é o dispositivo que permite regular a intensidade do brilho da iluminação. Além de ser um aliado para diminuir a conta de luz, é de fácil instalação e um aliado naqueles momentos em que você quer deixar a iluminação mais fraca, seja para assistir um filme, um jantar romântico ou para ambientar o quarto em ‘meia-luz”. Na nova linha da Loox5, da Häfele, você encontra tanto o dimmer quanto as luminárias e fitas de led dimerizáveis.

A Häfele, através dos Studio Partners, viabiliza a aproximação entre arquitetos e consumidores marcenarias e indústrias de móveis reconhecidas no Brasil, para auxiliarem nos projetos de móveis e iluminação. Tornando os lares um melhor lugar para se viver.

Acompanhe o blog para mais inspirações!