Tendências para design de interiores 2021

Não há como negar que este período pandêmico transformou nossas rotinas e isso vem criando influências no design de interiores. Passamos mais tempo em nossos lares e a buscamos por conforto e bem-estar, itens que estão no topo das necessidades. As tendências de consumo de itens para a casa aumentaram no último ano e para 2021 irão se manter.

Queremos aproveitar o tempo de trabalho, agora (junto) da família, da melhor forma possível.

Os ambientes integrados, compactos e cada vez mais inteligentes, a natureza dentro de casa junto com a madeira nos revestimentos e móveis, combinada com outros materiais naturais e metais elegantes. 

Sobre as cores, temos para 2021 os tons Pantone cinza e amarelo que representam força e positividade.

A iluminação natural agora é hipervalorizada, mas iluminação LED inteligente, controlada através de smartphones também já está na lista de desejos entre eletrodomésticos e itens tecnológicos para casa.

Destacamos 05 tópicos de novas ideias para viver, confira:

Imagem Häfele Alemanha. Home-Office JobTisch

1. Ambientes Integrados

Uma tendência tão presente nos últimos anos no mercado imobiliário, principalmente nos grandes centros urbanos. O adensamento e valorização da metragem quadrada trouxe desafios às construtoras, engenheiros, arquitetos, projetistas, designers e marceneiros.

No quesito decoração, busca-se cada vez mais funcionalidade e dinamismo para o dia-a-dia. Agora os ambientes mostram vantagens em circulação entre os espaços sem barreiras visuais. As soluções em ferragens Häfele atendem diversas demandas da marcenaria e design de interiores.

Nos ambientes integrados, o compartilhamento acontece de forma mais natural entre as pessoas. O home-office próximo da sala, ou a sala de jantar e cozinha integradas com a varanda incentivam a convivência e reunião das famílias e os ambientes tornam-se mais práticos e funcionais.

2. Madeira e cores

Madeira

O uso da madeira é outra tendência para 2021 que vai estar presente em revestimentos de parede, piso e nos móveis. As bancadas de cozinha ganham destaque e o uso de madeira se confirma para este móvel e também para bancadas de lavabos ou banheiros.

Nos interiores, o uso da madeira vem para aquecer os ambientes, trazendo sensação de aconchego aos espaços. A madeira combina com diferentes estilos de decoração, do natural ao mais industrial ou moderno. As diversas cores e padrões de madeira são usadas na combinação com cores em tons mais fortes, sem deixar de ser bonito, confortável e atraente.

Uma dica importante é utilizar apenas uma cor de madeira no ambiente e então mesclar com uma laca mais vibrante – a madeira também combina perfeitamente com couro, tecidos coloridos ou estampas.

Cores

A Pantone divulgou suas duas novas cores para 2021; o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating que representam força e positividade.

Após um ano repleto de mudanças devido a pandemia do Covid-19, a escolha do cinza e do amarelo veio como uma mensagem importante após um ano complicado. Esta união de cores traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras. Reclusos em casa no ano de 2020, muitos moradores olham para o futuro com um desejo de renovação.

Combinar estas cores na decoração pode ser desafiador, mas também divertido. Elas podem ser usadas desde a sala de estar, cozinha, banheiro e até mesmo em um quarto. A cor cinza traz modernidade e o amarelo é divertido e traz calma e aconchego. 

Imagens Häfele® e Pantone® Oficial.
Imagens INÁ Arquitetura e Tetriz Arquitetura e Interiores: via blog Viva_Decora.

3. Natureza dentro de casa

Além da madeira, outra forma de levar a natureza para dentro de casa é  uma tendência cada vez mais forte – com cada vez mais pessoas buscando se conectar com a natureza sem sair de casa e opções de vida mais saudáveis. 

Nutrição saudável, exercícios e uma abordagem para um estilo de vida sustentável são desejáveis, embora nem sempre facilmente alcançáveis ​​na vida cotidiana. Porém, hoje existe uma compreensão e aceitação muito maior do que contribui para um estilo de vida saudável e uso eficiente dos recursos. 

E claro que isso se reflete no design de interiores. Especialmente em um ambiente urbano, os clientes estão agora em busca de produtos feitos de materiais “bons”, de preferência naturais, também plantas verdes que contribuem para um ambiente saudável. 

4. Iluminação 

Em 2021, a iluminação natural através de amplas janelas, combinada a uma iluminação LED eficiente permitem que os ambientes tornem-se melhor aproveitados. Fatores combinados de uma boa ventilação com boa iluminação tornam os ambientes mais agradáveis – e as pessoas mais tempo em casa podem aproveitar a luz do sol, proporcionando mais bem-estar.

A luz neon retoma lugar de destaque na decoração. Da cozinha para a sala e quartos, os modelos modernos e coloridos criam ambientes confortáveis, divertidos e muito “desejados”.

Originalmente, a principal tarefa da iluminação interior era simplesmente iluminar uma sala, mas a iluminação adquiriu funções adicionais; iluminação para trabalho, iluminação indireta, para closets e armários. Iluminação de ambientes e móveis tornaram-se diferenciais e possibilitam criar diferentes atmosferas para diferentes momentos do dia.

As tendências de iluminação incluem cada vez mais recursos técnicos inovadores. Além disso, os fabricantes procuram fazer uso de materiais ecologicamente corretos – a Häfele conta com a linha Loox de produtos para iluminação.

Imagens Häfele®.
Imagens Häfele®.

5. Casas inteligentes

A automação residencial é um mercado em crescimento constante, o uso da tecnologia nos lares está se tornando cada vez mais comum, assim, a automação e digitalização dos ambientes vem sendo entregue ao cliente através dos arquitetos e engenheiros em seus projetos.

O uso da tecnologia na automação residencial para tornar as casas mais práticas e dinâmicas com comandos de voz, controles via smartphone ou centrais de controle para iluminação ou climatização, resultam em benefícios para o morador. Se quisermos, podemos estar online o tempo todo, interagindo e nos comunicando com outras pessoas ou, mais provavelmente, não com pessoas, mas com equipamentos.

A Linha Loox Häfele disponibiliza hardwares eletrônicos cada vez mais inteligentes, com a finalidade de tornar o dia a dia mais fácil, adaptando nossas casas às nossas necessidades. Vemos cada vez mais que as tecnologias domésticas inteligentes de ponta estão a caminho de se tornarem em grande parte aceitas.