Para 2021, muitas tendências para cozinhas que se fortaleceram em 2020 devido a pandemia permanecem este ano, pois permaneceremos longas horas em nossos lares. A cozinha continua sendo o centro da casa. Vivemos adaptados à situação pandêmica atual, respeitando o distanciamento social recomendado, permanecemos mais tempo em casa. 

E por este motivo, rever os espaços, realizar pequenas reformas ou criar novos ambientes que tragam aconchego, conforto e praticidade continuarão em evidência.

A cozinha é um espaço importante da casa e deve ser projetado com atenção. Os projetos atuais devem ser funcionais além de elegantes e também oferecerem autonomia e bem-estar para os usuários. Entender a necessidade do morador e qual a rotina da casa é tarefa primordial para projetistas e marcenarias. 

Nossos parceiros Studio Partners fazem parte de uma elite de marcenarias brasileiras, com expertise em projetos de alto padrão que vão de encontro às tendências atuais e primam pelo acabamento impecável utilizando as melhores ferragens e componentes para móveis.

Confira algumas tendências para cozinhas que vão estar em alta em 2021:

 

Imagem Häfele ®

Estilo minimalista

Retornamos à frase eternizada do arquiteto Mies Van der Rohe: “Menos é mais”. A tendência por uma decoração mais simples e minimalista está em alta. O estilo traz um ar de calma e leveza, além de ser contemporâneo. 

Este estilo traduz a funcionalidade e organização do ambiente – uso consciente do espaço e importância do essencial para o uso, são formas de se obter uma decoração mais leve, sem deixar de lado as necessidades.

Uma cozinha minimalista pede organização e poucos objetos a vista, para um ambiente clean e visualmente limpo. Por isso, é preciso organizar dentro e fora dos armários.

Investir em organizadores de gavetas e porta-utensílios internos, aramados, despensas, acessórios para bancada, ferragens de qualidade e iluminação adequada vão inspirar a organização e bom uso do ambiente. Uma expertise Häfele: oferecer acessórios para móveis, iluminação e ferragens para móveis.

Imagem Häfele ®

Design funcional

Este conceito vai de encontro com o slogan Häfele “Mais vida por M²” onde o essencial, principalmente para cozinhas é a máxima eficiência do espaço e principalmente dos móveis.  O projeto ideal para cozinhas é aquele que atende as necessidades do morador.

Diversas pesquisas sobre os movimentos humanos (ergonomia) foram necessários para então conhecermos as cozinhas como são atualmente. Desde a cocção dos alimentos, as dimensões das bancadas e armários, os eletrodomésticos são projetados com base nas medidas humanas e na otimização do trabalho na cozinha.

Pensar em soluções que ajudam a economizar espaço na cozinha, facilitam o acesso aos produtos armazenados e organizam melhor o ambiente. Os armários têm explorado novas formas de acesso aos armários e novos sistemas de abertura para facilitar o dia-a-dia, um exemplo é o iMove Häfele, na imagem.

Seja no uso de ferragens e acessórios ou de novas tecnologias aplicadas ao móvel, fatores fundamentais que tornam a casa muito mais prática e dinâmica, a iluminação também tornou-se parte destas soluções que trazem design e ergonomia pensados para a funcionalidade. 

Imagem Häfele ®

Armazenamento inteligente

Em busca de um dia-a-dia mais prático, buscamos deixar as coisas organizadas, funcionalidades que se convertem em tempo para o trabalho ou para ficar com a família – e armazenamento é a palavra chave. Especialmente na cozinha, onde existem muitos utensílios (panelas, talheres, temperos, etc), é importante setorizar cada coisa em seu lugar.

Independente de como planeja usar seu espaço, do tamanho ou forma do ambiente, a importância de uma área de armazenagem bem organizada para aparelhos e utensílios deve ser considerada – afinal todos competem entre si pelo valioso espaço na bancada. 

Mesmo utilizando diversos tipos de eletrodomésticos nas tarefas diárias, nem sempre precisamos deixa-los à vista. Criar projetos capazes de escondê-los dentro dos armários para um look mais ‘clean’ da cozinha é uma das tendências para 2021.

Confira o post em nosso blog sobre produtos Kesseböhmer by Häfele – exclusividade no Brasil – pioneiros em armazenamento inteligente de alta qualidade, aqui.

Imagem: Showroom Häfele Brasil®

Bancadas e ilhas

São elas que dividem e integram os ambientes. As bancadas de cozinha agora são o destaque do ambiente, ganharam maiores proporções e tornaram-se mais que do nunca, extremamente funcionais. Apoio para tarefas da cozinha, assento para refeições rápidas, local para uma reunião online ou para receber os amigos no final de semana – as bancadas de cozinha tem seu valor.

Sejam superfícies de quartzo, silestone ou pedras nobres – agora as bancadas apresentam também pias esculpidas na própria pedra que dispensam juntas entre as superfícies – mais uma vez o estilo minimalista sobressai.

Quando falamos em ilhas, pensamos em espaços maiores como áreas gourmet, ou cozinhas integradas com sala de jantar, áreas abertas com churrasqueira ou forno de pizza, novamente, a ilha ganha lugar de importância e onde as pessoas se reúnem. 

Que tal conferir uma referencia de projeto by Studio Partner Berlim Ambientes, aqui